O presidente da Argentina, Alberto Fernández, sinalizou a reabertura gradual do país para viajantes internacionais, mas em primeiro momento apenas a uruguaios e chilenos. O Brasil todavia não foi mencionado no plano. Segundo Fernández, há um novo horizonte no país, que há dez semanas consecutivas registra baixa no número de casos de covid-19 e, há oito, o de falecimentos e internações causadas pela doença.
O discurso presidencial de sexta-feira (6) falou sobre o Decreto de Necessidade e Urgência (DNU), o primeiro passo de um plano que, gradualmente, ampliará o número de pessoas que podem se reunir no território argentino.
“Temos um horizonte, um plano de aberturas responsáveis. O DNU que hoje estamos apresentando será o primeiro passo desse plano. A partir de amanhã [sábado], ampliaremos pouco a pouco a quantidade de pessoas que podem se reunir. Também nesta etapa poderá haver viagens em grupos, de adultos que tenham se vacinado completamente. O Turismo estará habilitado, sempre e quando não sejam declarados um alarme epidemiológico”, afirmou o presidente.
Leia mais em PANROTAS